A própolis marrom é uma substância resinosa produzida por abelhas a partir de diversas fontes botânicas, como as gemas de árvores. Ela tem sido utilizada ao longo dos séculos em várias culturas devido aos seus possíveis benefícios para a saúde. No entanto, é importante notar que a pesquisa sobre a própolis, seja marrom ou de outra cor, está em andamento e mais evidências científicas são necessárias para apoiar algumas afirmações. Abaixo estão alguns possíveis benefícios associados à própolis marrom, embora seja importante destacar que a pesquisa está em andamento:
A própolis é um material proveniente das abelhas, formado através de coletas das árvores, folhas e brotos, que com a junção de secreções salivares, pólen e cera, obtém-se a característica resinosa, podendo variar a sua cor e composição. São colocadas nas arestas da colmeia, tendo o intuito de protegê-la de invasores, e de oscilações de temperatura.
Este material possui Este produto tem uma vasta composição química muito complexa, além de terem compostos bioativos (fenólicos e flavonoides). As empresas de pequeno porte e cooperativas apícolas aplicam o método de maceração a frio para obter os extratos de própolis.
Elaborado por abelhas Apis melíferas, sendo um produto de alto valor agregado, com diversidade de compostos bioativos e grande eficiência de atividades biológicas, podendo apresentar propriedades antimicrobianas, antioxidantes, antitumorais, entre outros.
Você conhece? Esse é a própolis bruta